Cases

Oi – Telemar – Governo do Estado do Rio de Janeiro

Há anos são conhecidas as dificuldades para o controle da presença dos estudantes em sala de aula. Com a ampliação dos programas sociais vinculados à frequência escolar, além daqueles benefícios como a merenda escolar e benefícios de transporte para estudantes, esses controles se tornaram ainda mais importantes. Temos ainda o estatuto da criança e do adolescente que impõe às instituições de ensino o controle efetivo das presenças para combater a evasão escolar.

Mas todo o sistema conspira para que os dados referentes à frequência escolar não reflitam a realidade dos fatos. Medidas urgentes devem ser tomadas para solucionar as distorções existentes em relação ao número de alunos matriculados e aos que de fato frequentam regularmente as escolas. Acabando assim com diversas fraudes, seja pelo interesse do usuário pela gratuidade no transporte e meia entrada em eventos, seja pelas verbas de merenda escolar recebidas pela escola em função do número de alunos matriculados.

Respondendo a estas necessidades a Síntesis propôs uma plataforma de integração que não apenas garantiu a qualidade dos registros de presença, mas atribuiu a estes aplicações complementares, estimulando a disseminação de uma extensa gama de benefícios associados que certamente contribuíram para melhoria dos indicadores das frequências escolares.

A solução desenvolvida pela Síntesis é composta pelo uso de cartões inteligentes sem contato (“smartcards contactless”), tecnologia também utilizada pelo transporte público coletivo, que foram fornecidos aos estudantes. Estes devem apresentá‐los diariamente a equipamentos específicos instalados nas unidades escolares sendo utilizados para o registro da presença do mesmo e também do fornecimento de refeições servidas a estes, além de garantir seu transporte gratuito.

Assim, estimulamos à presença do estudante com o uso do cartão tendo não apenas a garantia da manutenção de benefícios já conquistados como a gratuidade do transporte, meia entrada em cinemas e eventos artísticos, esportivos e de lazer, mas a sua validação através da efetiva presença do estudante à sala de aula.

Com o uso do cartão certificamos aos agentes públicos, privados e conveniados fornecedores dos serviços acima que o estudante realmente faz jus aos benefícios, permitindo ainda ao sistema de ensino a possibilidade de concessão diferenciada de benefícios vinculados à presença do estudante e até mesmo desempenho deste.

Em resumo, pelo quadro acima podemos depreender que a plataforma oferecida, por suas características técnicas únicas, é um recurso definitivo para o registro, controle e transparência de praticamente qualquer ação desenvolvida pelo Estado junto à população, pois oferece identificação do usuário, e o registro e transmissão seguros dos dados coletados.

Informatização do Tribunal de Contas do Estado de Goiás

Toda a automação de processos do TCEGO é ainda hoje feita pela Síntesis. Através de um grande esforço que passou pela modelagem dos processos, foram implementados mais de 30 sistemas que servem às áreas meio e fim do Tribunal.

Todas as informações referentes a processos são tratadas digitalmente a partir do protocolo até a sua finalização, passando pela gestão do plenário, onde as sessões são transmitidas via WEB com acesso público e apresentadas por um projetor para que os ouvintes da sessão possam acompanhar os processos em julgamento. Estes processos são também apresentados nos monitores dos Conselheiros que através de toques nos próprios monitores podem acessar informações detalhadas referentes aos processos em julgamento.

Nos módulos de operações temos os controles de Contratos e Convênios, de Execução e Registro, Cartório de Contas e demais setores que executam os procedimentos administrativos básicos do Tribunal. Para a obtenção das informações foram instalados “links” com a Secretaria de Fazenda do Estado de Goiás e aplicações para leitura e carga das informações relativas à arrecadação, despesas e execução orçamentária do Estado.